Este post é dedidado a todos os Toulonenses, especialmente aos que aqui vêm visitar-me (e sei que são bastantes), fazendo votos de que a Festa do ano que vem seja tão boa ou melhor que a deste ano.
O dia da festa, propriamente dito, começa com a alvorada pelas ruas do povo ao som da banda Filarmónica Idanhense, com o Tó Jacinto a fazer de cicerone.
O andor do padroeiro é, por tradição, sempre transportado pelos elementos da Comissão de Festas. Este ano as catchopas que fizeram a festa, aguentaram nos ombros, como é dado (ou seja, estoicamente), todo o percurso da procissão.
Durante a apresentação do livro "Cancioneiro de Toulões" o seu autor, Manuel A. Marques, (Mnelzinho, como cá é tratado) explica aos seus colegas de palestra o significado do desenho que ilustra a capa. A Vaca-Galhana (ver aqui) que em tempos foi ex-libris do Entrudo de Toulões.
Com esta foto quero homenagear o Tónho "Santantonho", o eterno e honorário festeiro que estava sempre pronto a regar a terreiro para apagar a poeira, no tempo em que a festa se fazia no adro. Apesar do seu atraso, quantas vezes animou a festa, sendo sempre acarinhado pelos Toulonenses.
A música teve muito som, muito movimento, mas pouca luz (daí as fotos terem um cariz mais artístico do que documental). Talvez o único senão da festa foi o facto de o conjunto tocar mais para a malta nova. O pessoal de idade mais avançada, que gosta dar o seu pésinho de dança ao som de música popular, desta vez foi mais o tempo que ficou a ver.
SÓ ME RESTA DESEJAR BOA SORTE AOS FESTEIROS DE 2008 E DEIXAR AQUI UM ABRAÇO A TODOS.
9 comentários:
Amigo, como não fui à festa.... gostei de ver !! Beijinhos para vocês
Parabens entao e bem haja por partilhar connosco as fotografias.
um abraco f/algodrense.
Eu nem digo mais nada a não ser... até que enfim.
Um mês é muito tempo!
O resto é o costume. O prazer de ler sobre coisas que não conheco, e que me enriquecem.
Um abraço
Bem haja!
Saúde para todos.
:)
Bonito!
Gostei de por c� passar e vou voltar.
Boas fotos, boa narrativa
saudações amigas
Estas festas fazem parte da verdadeira cultura popular.
Que as novas gerações percebam a sua importância e as tomem em suas mãos já no presente, preparando o futuro.
São estes os meus votos, aos quais acrescento um abraço
Parabens pela reportagem tão completa, que é como quem diz "Reportagem com pés e cabeça"
nabisk
Enviar um comentário