terça-feira, junho 8

15-2010: Santo António de Toulões

Esta imagem fez capa do jornal "Raiano" em Junho do ano passado e vinha acompanhada da seguinte notícia:


UM SANTO ANTÓNIO DIFERENTE

Alguma vez tinha de ser: celebrar e evocar o santo padroeiro de Toulões no seu próprio dia, 13 de Junho.

A festa começou na noite anterior e Toulões despovoou-se e saiu à rua para ver a marcha dançar. Com arcos e balões e muita alegria! Um pequeno altar à entrada da igreja, belamente engalanado, era encimado com uma imagem renovada de Santo António. Depois foi a sardinhada e a festa até às tantas. "um exemplo para todo o concelho dizia o presidente da Câmara que, também esteve presente.
No dia seguinte foi a missa e a procissão; e ninguém estranhou aquela senhoras, vestidas como na noite anterior, irem assim à Igreja...
De parabéns, pois, todo o povo de Toulões, o grupo dinamizador, os festeiros do ano passado que custearam a restauração da imagaem e, claro está, a Junta de Freguesia que, desde a primeira hora, apoiou a iniciativa e deu, ainda, as apetitosas sardinhas.
"Muito poucos fazem muito"

-------------------------§-§-§-§-§------------------------

Este ano, com as movimentações em redor das marchas do Santo António ao retardador, dada a guarda do respeito pelo falecimento da ti Isabel "Caixeira", membro de uma enorme família densamente ramificada em Toulões, que deixou uma boa parte da população consternada, os ensaios para as marchas dos Santos Populares parece não estarem a gerar grande entusiasmo.
Apesar de tudo, e para fazer valer a força da tradição, as marchas e as fogueiras de rosmaninho não vão poder faltar. A beleza dos trajes confeccionados pelas mulheres participantes, que no ano passado mereceu os mais rasgados elogios, ir-se-à mostrar de novo este ano num desfile pelas ruas do povo.
Estão todos convidados a visitar Toulões nos dias 12 e 13 de Junho. Tambem aos visitantes se aplica o lema com que termina o texto de autor não identificado publicado pelo "Raiano".
"Muito poucos fazem muito"
(Se ocasionalmente forem surpreendidos e tiverem de atravessar um defumadouro, aproveitem que é por uma boa causa).

5 comentários:

MPS disse...

Meu caro Chanesco

Os trajes não são lindos, são lindíssimos. Parabens, pois, às mãos habilidosas e às mentes criativas que os fizeram!

Vamos aproveitando este são convívio entre câmaras/juntas de freguesia e as paróquias enquanto os radicias do laicismo(?) se não lembram de deitar o seu veneno.

Um grande abraço

Joaquina S. Celestino disse...

«Vezinho Chanesco »
Lembro-me bem deste artigo do Raiano mas , este ano , apesar de ter passado o Santo António na Idanha não tive tempo de ir bisbilhotar ... No entanto, há um ano que venho pensando de quando em quando , qual será a relação entre os festejos dos Toulões e os que se fazem pelo S.João no Brasil , na região da Baia ... Há uma grande semelhança a começar pelos trajes . Se conseguir uma foto ,um dia destes , envio-lha . Claro que sabemos que na época da colonização muitos foram os nossos antepassados que partiram ,ou não estivessemos nós a falar de terras da Ordem de Cristo .Também foram muitos no ínicio do séc. XX...Bem pensemos sobre o assunto e se alguém souber algo mais , esperamos pela sua achega !
«Atã , inté vesinho»
Xquina

Al Cardoso disse...

Lindo muito lindo mesmo, parabens e continuem, pois como diz "muitos poucos fazem muito"

Um abraco beirao D'Algodres.

Anabela Jardim disse...

Aqui no Brasil também se comemora o Santo Antonio. Posso descrever um pouco sobre essa festa no meu blog ou por email. São João, Santo Antonio e São Pedro, todas em junho.

Patch disse...

Acho lindo que se festeje o Santo padroeiro da terra, mas, a falar verdade, incomodou-me essa coisa das marchas, já que, ao que sei ( perguntarás à tua mãe) isso é coisa importada e não se festejava por lá. Pelo menos, nos bons anos de fedelha de escola nunca tal vi.
Saltar a fogueira depois de correr campos à cata de rosmaninho, isso sim!
Portanto...hum...