domingo, setembro 25

DITOS & DITADOS

Onde quera que vandes, mostrandes o que sandes ...

... e quanto mai falandes mai vos tchapandes.

7 comentários:

Chanesco disse...

Numa recolha feita no primeiro quarto do Sec. XX, e publicada na sua Etnografia da Beira (Volume III / página 209), Jaime Lopes Dias refere mais de 70 alcunhas correspondentes a outras tantas terras de concelhos da Raia Beirã.

Nessa recolha, aos oriundos das povoações limítrofes da cidade de Castelo Branco os albicastrenses alcunhavam-nos de Sardanascas, palavra para a qual não encontro significado.
Mas como a nossa língua está em constante mutação, digo eu, nos meus tempos de estudante em Castelo Branco os mesmos vizinhos eram alcunhados de “sagorros” (ignorantes, pacóvios), palavra com a mesma carga conotativa que “saloio” para os Lisboetas.
É claro que a resposta, dito ou ditado, vinha de seguida.

Fátima Pereira Stocker disse...

Caro Chanesco

E eu acrescento, talvez sobranceira:

...e quanto mais nos tchapemos mais nos orgulhemos!

Será que os albicastrenses, por corruptela, se queriam referir a sardaniscas, alusão desdenhosa sobre quem "vive em buracos"? Iso é só a minha imaginação a fazer-se ouvir, mas se for assim, o nome que escolheram também os "tchapa" bem!

Um abraço

Idanhense sonhadora disse...

Viva , vezinho Chanesco , lá fui eu consultar o III vol. do Jaime Lopes Dias , pois não me lembrava dessa designação dada aos moradores das aldeias em torno de Castelo Branco . Ora ,também eu fiz o liceu na dita cidade e o meu pai era albicastrense , convertido ,totalmente a idanhense...Só ,às vezes havia ali um sotaque ,um tanto ou quanto nasalado , com que a minha mãe brincava... De facto ,pensava eu mais tarde , ali já não era terra de Egitanienses mas de Lancienses e estes deviam ter um sotaque diferente .. .Quanto aos Sardanascas ,nada me ocorre a não ser "sardaniscas" termo utilizado para se falar de alguém sem grande importância ; também podiamos estar-nos a referir a uma criança ou alguém que não pára, que constantemente salta dum lado para o outro...É que a sardanisca era a "osga "; ainda e , devido ao facto de mesmo sem um pedaço de cauda continuar a mexer-se , dizia-se dessas pessoas muito "mexidas" e sem grande importância mesmo ao nível opinativo ,que eram "sardaniscas sem rabo".

Portanto --ser um sardanisca --ser alguém sem qualquer tipo de importância ( se tal for possível !)
Não sei se tem a ver em algo "a bota com a perdigota "!!!
Talvez surjam mais esclarecimentos
Muntas vesitas
Quina

Idanhense sonhadora disse...

Vi agora que a Fátima também aponta para as sardaniscas ...Estaremos no bom caminho?
Quina

Fátima Pereira Stocker disse...

Então, Chanesco, abandonou-nos outra vez?

Um abraço de saudades

Chanesco disse...

Fátima

Obrigado pela sua preocupação. Alguns afazeres, intervalados por alguma preguiça, têm-me afastado destas lides.

Fátima e Quina

Relativamente aos "sardanascas", intuição minha, tenho uma possível explicação.
Poderá tratar-se da junção das palavras sardaniscas+panascas, ambas com conotação de fragilidade, para alcunhar os "visinhos" de fracos, amaricados... tal como, no meu tempo, o eram muitos dos que, na opiníão de alguns albiscastrenses mais torpes, tiveram a infelicidade de ter "nascido atrás de um codesso".

Fátima Pereira Stocker disse...

Ó Chanesco, se for assim, ainda é pior do que eu imaginei!

Um abraço