quarta-feira, setembro 19

DITOS & DITADOS


Quem gaspatcho come e a água não bebe,
 não sabe a barrigada que perde.

6 comentários:

Chanesco disse...

Dizia o povo: «quem tem fome não escolhe comida e muito menos se regala a saboreá-la». ....

No tempo da fome saciava-se a dita com ervas que cresciam espontaneamente nos ribeiros ou nas beiradas húmidas como eram os agriões, as labaças, os saramagos ou as beldroegas, verduras que por norma faziam parte da dieta de engorda dos porcos; e havia o gaspacho.

O gaspacho é uma das receitas mais simples da nossa culinária e, por ser refrescante, comia-se tradicionalmente nos dias quentes do Verão durante as ceifas.
É um prato da família das migas e das açordas feito a frio. Dizem que é de origem espanhola, mas não sei porquê – nas zonas raianas da Beira e do Alentejo penso que para o gaspacho não há fronteira.
Não foi assim há tanto tempo, uns trinta anos, as mulheres levavam pão, alho, azeite e vinagre, água num barrilinho, que se punha a refrescar no ribeiro, e uma malga barranhona de tamanho adequado ao número de pessoas a juntar à volta dela. Nem sempre estava à mão tomate, pepino, pimento (ingredientes que entram na confecção do gaspacho à moderna) e comia-se o que havia, era o que era.
Em 10 minutos faz-se um gaspacho à antiga, tanto para dois como para dez: numa saladeira de tamanho a condizer pisa-se alho e umas folhas de poejo ou orégãos numa punhada do de sal e junta-se bastante água fresca., e Esboroam-se mas fatias de bom pão para dentro da água e tempera-se com cebola picada, azeite e vinagre a gosto. E acompanha-se com umas zêtonas, chouriço, presunto ou umas tiras de toucinho branco, com quatro dedos de “altor”, tirado da salgadeira.

Idanhense sonhadora disse...



Ora viva veginho Chanesco ! Antes de me por "ó travalho " resolvi espreteri a veri si já estava por aqui. Atã nom éi que estava ....e para falar do gaspacho !!E que eu adoro gaspacho , feito à moda da nh'abó ou seja sem pimento ; só com tomate , pepino, alho sal, azête , vinagre e águinha bem fresquinha .Claro que eu agora dêto tudo no liquefactor e junto-lhe umas amêndoas laminadas ....Uma maravilha .
Um abraço e bem haja pela lembrança

Fátima Pereira Stocker disse...

Caro Chanesco

Só conheci o gaspacho lá pelos meados dos anos 80, em andanças arqueológicas pelo Alentejo (Ferreira do Alentejo, bem longe da raia, portanto). E vi-o fazer tal e qual como aqui contou, e quem o fazia explicou-me que a diferença entre o gaspacho dos ricos e o dos pobres estava nos condimentos: o dos ricos levava presunto, chouriço, ou acepipe desse género, enquanto o dos pobres ficava-se pelo pão duro, a água fresca da ribeira e pelas "ervas" (com aspas e sem elas) que pudessem colher. Em dias felizes, lá o temperavam com o bendito azeite, vinagre e uma areias de sal.

É um belo ditado, aquele que nos ensinou. Com que verdade fala!

Um abraço

Chanesco disse...

Quina

Pelo que me diz do seu gaspacho, esse toque gastronómico das amêndoas laminadas transformaria uma sopa dos pobres num prato altamente requintado.
Estou certo que apresentado no próximo Festival do Gaspacho de Salvaterra do Extremo, (o 1º realizado a 15 de Agosto último a que não pude assistir e do qual não ouvi ecos pós-realização) seria seguramente um sucesso.


Fátima

Por aqui (e penso que em muitos do lugares onde era consumido) o gaspacho era uma forma diferente de comer pão, a base da alimentação de dantes.
Comia-se pão com tudo e qualquer coisa servia de conduto: à falta de carne ou queijo, comia-se com fruta, (melão, uvas, figos,amoras das silvas, ...), azeitonas, tomate retalhado... Depois havia as migas: as de batata, as de caldo fosse ele de couves, de feijão grande ou verde. …

Um abraço a ambas

Idanhense sonhadora disse...


"Agardecida " pela ovação ao meu gaspacho ,mas digo-lhe que fica mesmo bom.
Á Fátima digo que na nossa região também havia a miga de batata com arroz .Era uma sopa feita exactamente com batata cozida com cebola , sal e azeite.Depois esmagava-se (esborrafava-se ) tudo (não havia varinha mágica !!) e voltava ao lume pondo-se então uns "bagos " de arroz .Eu até gostava bastante e há pouco tempo pensei em fazê-la ...para matar saudades e talvez preparar o caminho para "novos !!!" tempos .
Ab.

Rocio disse...

lhe coisas bonitas, a verdade é que parece muito rico, eu espero que você tenha a chance de fazer ou pelo menos comê-lo em algum momento eu acho que nós precisamos la caballeriza