sábado, dezembro 19

VIVÓ MADEIRO, QU'INDA ESTÁ INTEIRO


O Madeiro, tal como manda a tradição em Toulões e em todas as localidades, tanto do concelho de Idanha como dos concelhos limítrofes, já está no adro desde o dia 8 de Dezembro. Acamado e composto, à espera da noite da consoada para aquecer o ambiente natalício, está pronto para ser apichado com o mesmo entusiasmo com que a canalha se atiçava a ele nas vésperas do Natal.
À semelhança destes últimos anos, no dia em tempos ansiosamente esperado pelos mancebos, a quem competia arrancá-lo, fazendo-o com o maior dos regozijos, foi trazido do montado pela junta de freguesia. Esperado à entrada do povo pela população, em cortejo alegórico foi acompanhado pelas ruas até local da queima.

A origem deste evento perde-se no tempo. Já em 1885, Teófilo Braga, no seu livro «O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições», o descrevia assim:
«Na noute de Natal, na Idanha-a-Nova, é costume queimar-se o Cêpo, como na Covilhã e em Trás-os-Montes: "Três semanas antes, ou um mês, da noite de 24 de Dezembro, vão ao campo buscar o madeiro, que para este fim se acha já cortado, sendo quase sempre escolhido para elle uma das árvores mais corpulentas. Se o carro quebra, ou os bois cansam, vão outros buscá-lo, e por último conseguem trazê-lo com acompanhamento de chulas e descantes até ao sítio em que deve ser queimado, e onde o descarregam, saudando-o nessa ocasião com um prolongado vito! Deste modo deitam mais dois ou três nos adros de diferentes igrejas. Chegada a véspera do Natal, logo ao cerrar da noite lhes largam o fogo, e depois começam a malhar neles para ver quem tira a maior lasca, e cada uma que se despede é de novo festejada com um vito! por quantos se acham presentes. ..

 Foto retirada daqui:  cm-penamacor



Se nalgumas povoações a custo se consegue por o madeiro na aldeia, outras há em que, por desígnio de “avivar a chama da tradição”, a população se mobiliza e com alegria festiva junta lenha numa pira cada vez maior ano a ano.
É o caso do Madeiro de Penamacor, no concelho contíguo ao de Idanha.
A fama ganha por ser divulgado à escala nacional como sendo o maior do país, traz a esta já designada de “Vila Madeiro” algum provento do ponto de vista turístico. Dado o sucesso da iniciativa, numa atitude de pretender criar mais-valias, o Município candidatou, junto da UNESCO, esta tradição secular a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
No sentido de reduzir o isolamento geográfico, partilho da opinião que todos devemos apoiar esta candidatura, mas que, a ser aceite, o seja pelo que simboliza o Madeiro do Natal para as populações onde esta tradição está enraizada e não pela ostentação de uma grandeza que chega a assumir foros de alarvidade.

VOTOS DE 
BOAS FESTAS 

3 comentários:

Fátima Pereira Stocker disse...

Caro Chanesco

Pois que o madeiro aqueça a noite e alegre toda a gente.

Desejo-lhe, e aos seus, que passe festas felizes.

António Pires disse...

Nestes dias frenéticos de campanha eleitoral para a Presidência da República, as televisões assaltam-nos o espírito com uma estridência maior do que os pregões matinais das peixeiras nas calçadas da Ribeira do Porto.
Onde está a verdade?
No plebeu, Tino de Rans, que, muito mais do que um simples representante da Nação, é a personificação encarnada do Povo Português, ou nos outros nove candidatos, quase todos com graus académicos muito politicamente corretos, mas com o anátema terrível de se terem vindo a aburguesar ao longo da vida?
Vejam o exemplo do académico Professor Doutor Sampaio da Nóvoa: para ele tudo é muito bonito, com muita cidadania política e muito civismo republicano, só que esquece-se de dizer quais são os doutoramentos que obteve, enquanto viajava por esse mundo fora! Ele é doutorado em História, o que, em princípio, não tem nada de mal, e em Ciências da Educação, vejam lá, em Ciências da Educação !!!
Já viram o que era Portugal ter na Presidência da República um defensor das teorias científicas do aprender a aprender, do ensino/ aprendizagem, da escolaridade obrigatória dos bons selvagens até aos dezoito anos, do avaliar é pensar, do fim dos exames, do facilitismo em sala de aula e, em suma, da transformação das escolas C+S em pavilhões de um gigantesco manicómio, onde é proibido ensinar a ler e escrever !!!
O doutor pode ter orientado a sua vida à custa destes disparates, auferindo agora um bom ordenado de professor catedrático, porém, na medida em que também contribuiu para uma péssima formação de muitos professores destinados às escolas C+S, é co-responsável pelo sistema educativo de Abril, que retirou aos filhos do povo trabalhador a possibilidade de usufruírem de uma educação de qualidade que lhes permitiria serem alguém no futuro, como acontecia frequentemente no regime anterior ao 25 de Abril.
Não vou ao ponto de aconselhar os meus fiéis leitores do blogue a votarem no Tino, mas espero que, à falta de melhores, votem em pessoas atinadas como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, afilhado do antigo Presidente do Conselho de Ministros, Doutor Marcelo Caetano, ou no senhor Henrique Neto que, encontrando-se atualmente podre de rico, não sentiu a vaidade de comprar um doutoramento em marketing e gestão, revelando, por isso, ser uma pessoa superior, com caráter e deontologia, muito acima dos doutores Relvas, Sócrates, Armando Vara e restante companhia.
Deixem-me terminar com um apelo:

VAI ESTUDAR RELVAS!

Idanhense sonhadora disse...

Olá Chanesco !!Começo por lhe desejar um Bom Ano ....Sim , resolvi passar por aqui a ver se ainda encontrava os meus amigos .E cá estamos mais um ano .Eu continuo na saga dos livros e livrinhos !!para a Páscoa espero lançar um novo livro sobre Falares e outras tradições da Idanha ; para o São João deverá ser o São Joâo do Rosmaninhal.Assim continuarei a dar uma fugida por aqui ou então a enviar um email de quando em quando .Já agora , sabe que na Idanha temos nove madeiros de acordo com as capelas e igrejas em cruzamentos ....Muitas coisas tem este nosso concelho.
Fique bem meu amigo
Um Ab da
Quina