domingo, março 5

3-2006: Agradecimento aos Xendros

- XENDRO -
Toutinegra dos valados (Sylvia melanocephala)
Foto comprada na net ao JViana, sem falar com ele
Outros XENDROS em: http://basagueda.blogspot.com/
Não sei como são os xendros que saciam a sede em Baságueda, mas os que que esvoaçam entre o mofedo, pelas margens da ribeira Toula, são assim.

Fiquei extremamente congratulado ao verificar que os Xendros dedicaram um post de boas vindas aqui ao Chanesco.
É caso para dizer: à primeira cagadela (perdão: cavadela) minhoca.
Não esperava, de todo, uma recepção destas para uma primeira vez.
- Até me doeram a asinhas do coração.
Para um novato nestas andanças, como é o meu caso, não é para menos, ao ponto de ter metido os pés pelas mãos, ao querer criar espaço para encaixar este post, elimineando o de apresentação, na perspectiva de que eliminava apenas o rascunho editável.
É bem verdade que só os calendários é que não aprendem computadores.
É que este cantchal de alma gelada que aqui tenho, com um cérebro que parece ter vindo dos confins de um Inferno arreganhado, ainda me perguntou se eu tinha a certeza de que de que o queria eliminar, mas eu, tchanesco, achando que ele não tinha nada que estar a questionar a minha decisão, dei-lhe uma martelada no Enter e olha ... foi-se definitivamente.
Voltei a cria-lo de novo, mas ficou desordenado. A apresentação ficou invertida, ou seja; a carroça do post 2 ficou à frente da mula do post 1. Lá tive que repor a ordem nesta confusão para mal dos comentários. Para tchanesco, tchanesco e meio.
E como dizia uma vezo padre Basílio, nado criado em Vila Boa (Bragança) , minha terra de adopção, onde a filosofia popular é do mais refinado que há:
- Quando a ignorância é santa não precisa ser benzida.
- Então e a abençoada, padre Basílio? - perguntava eu.
- Essa já o é de per si.
Tchanesco o padre, hem!
INTÉRPRETE PARA FORASTEIROS:

arreganhado; cheio de frio, enregelado

calendário; burro velho

cantchal; pedregulho, grande rocha

doerem as asinhas do coração; expressão que significa ficar comovido

mofedo; mato muito denso, silvedo, emaranhado de coisas


3 comentários:

Anónimo disse...

A koia, hoje não me ázo, mas fica a vontade, tens bom ar.

Anónimo disse...

As asinhas do coração. La na terra deser só anjinhos não?

Anónimo disse...

Os Diabinhos também tem asas, não avisam é a torre de controlo.