sábado, julho 1

19-2006:FORÇA PORTUGAL


À janela uma bandeira e no relvado uma nação inteira
FORÇA PORTUGAL (*)
Quarenta anos depois atingimos de novo uma meia final do campeonato do mundo.
Do de 1966 tenho apenas a recordação do 5 a 3 à Coreia. Nem sequer da me lembro da meia final contra a Inglaterra, nem do Eusébio, considerado o melhor jogador e melhor marcador do torneio, lavado em lágrimas após a derrota com os ingleses, nem nada.
A televisão não era o que é hoje.
No entanto, lembro-me de um episódio por causa desse jogo (cinco a três foi a conta que Deus fez) como se fosse hoje.
Lembro-me do ti Zé Pirolas, polícia na Idanha, ter ido á nossa casa pedir a telefonia para ouvir o relato e, depois do reviralho, gritar que nem um desalmado com a vitória portuguesa.
Tanto eu, que brincava distraidamente, como a minha mãe e a mulher dele, a ti Pachina Leitoa, ficamos surpreendidos com a vibrante comemoração do Pirolas.
-Rapaziada vamos a eles. Vamos lá fazer melhor que em 1966!

(*) Divisa da Selecção Nacional inscrita no autocarro que transporta os jogadores e a comitiva.

3 comentários:

Al Cardoso disse...

Tambem mal me lembro desse mundial de 66, so me lembro de um vizinho do ter partido o radio quando perdiam tres a zero e, depois ir ouvir o resto do relato no radio de um amigo.

O quarto lugar ja ninguem nos tira, mas creio que a rapaziada pode conseguir mais.

Maria Araújo disse...

Vamos lá!
O terceiro lugar não é pedir muittttoooooo!!..;)

segurademim disse...

... pois não conseguiu! mas valeu

prá próxima é que é!!!!!

;)