quinta-feira, abril 29

12-2010: Sra. do Almortão, post-romaria

A devoção a nossa Senhora do Almurtão, por estas terras raianas, está patente em todos os lugares do concelho de Idanha. A cada pé-de-passada, a ver pela abundante iconografia, pelas loas que Lhe são cantadas com dedicácia ou pelas orações a Ela dirigidas, que tantas vezes arredondam em promessa, encontramos sinais que não deixam dúvidas acerca da fé Nela depositada pelas gentes daqui.
Embalada por esta fé, a Paulinha propôs-se receber o João como marido na presença da “nossa Santa”, tendo a celebrar esta união sacramental o Sr Padre Adelino, conceituada figura da cultura idanhense, fazendo questão, numa pequena homilia, em realçar o esforço, tando dos noivos como dos convidados, de terem vindo propositadamente de Castelo Branco (ida e volta 80 Km) assistir a esta singela cerimónia, no recato da capela, sem a agitação da romaria.
Tomando conhecimento de que muitos dos convidados presentes eram oriundos dos Toulões elogiou as suas gentes referindo: “ainda na Segunda-feira, um grupinho de Toulões cantou desalmadamente, ali no alpendre à porta da capela, a manifestar a sua fé em Senhora do Almotão”.

Felicidades ao novo casalinho!!!

2 comentários:

MPS disse...

Caro Chanesco

Felicidades ao casal que quis a bênção de N.ª Senhora e parabéns aos de Toulões que cantam de tal maneira que não deixaram os créditos por mãos alheias! Parabéns também a si, que pôs todos de contento com os nomes da Senhora!

Um grande abraço

Joaquina S. Celestino disse...

Desejo que a Senhora , dê ao novo casal , muita felicidade e longa vida
Xquina.